#5 Top 50: Cinema
2018-04-30 21:14:15
Lista com os meus filmes preferidos (30/04/2018).
Top 50 ordenado por ordem de preferência (nº 1: dava os dois rins para rever; nº 50: dava só um rim e meio para rever), sem ordem de preferência dentro de cada nível.
Nota: não incluo anime. Eu sei que tecnicamente há melhores opções e deixei muitos realizadores famosos de fora, mas o meu critério é gosto pessoal, são os filmes que mais mexeram com as entranhas da minha alma e tenho vontade de rever. Esta foi a lista mais difícil de fazer, nos últimos vinte lugares tinha dezenas de outras opções que tive de cortar com moeda ao ar.
1:
- Enter the Matrix
Rei absoluto do 1º lugar. Foi a minha primeira grande paixão cinematográfica. Quando o vi pela primeira vez tinha 15 ou 16 anos e fiquei positivamente obcecado, na primeira semana devo ter revisto meia-dúzia de vezes. Foi o primeiro filme que gravei numa cassete VHS definitiva, sem nunca gravar por cima. Desde então revejo-o todos os anos, no mínimo duas vezes ou mais. Já perdi a conta ao total de vezes que o revi, ultrapassa as duas dezenas... Criei a tradição obrigatória de ser o primeiro filme que vejo a seguir à passagem de ano: nos primeiros dias de cada ano é maratona garantida. Sei cada cena de cor, cada ângulo, e pesquisei sobre cada curiosidade escondida. É mais do que um filme, é um livro de filosofia (não é por acaso que foi tema obrigatória nos manuais escolares e ainda hoje em dia cientistas tentam provar se o Matrix é real ou falso)! É também um filme sobre misticismo oriental: Matrix é o mesmo conceito de Maya na tradição oriental. Eu teria tanto a escrever sobre este filme (um dia será post obrigatório no blog)... Depois vieram os dois filmes seguintes da saga e mataram todo o encanto. Cinematograficamente não é que sejam maus, tecnicamente falando ofuscam muitos filmes no fim desta lista, mas filosoficamente estragaram tudo e venderam a alma ao diabo com romances da treta e cenas de ação nonsense! Por isso shame on you! Não os incluo na lista de castigo.
2-5:
- Shichinin no Samurai (english title: Seven Samurai)
- Il buono, il brutto, il cattivo (english title: The Good, the Bad and the Ugly)
- Django Unchained
- Chinjeolhan geumjassi (english title: Lady Vengeance)
6-10:
- Oldeuboi (english title: Old Boy - Note: the 2003 version from Park Chan-wook, not the american shitty version from 2013)
- Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
- Kill Bill
- Ah-ga-ssi (english title: The Handmaiden)
- Eternal Sunshine of the Spotless Mind